APPACDM de Castelo Branco e o Agrupamento de escolas de Vila Velha de Rodão provem a modalidade de Boccia

No passado dia 13 de dezembro de 2017, realizou-se a 1ª Ação de Sensibilização de Boccia, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado dia 3 de dezembro).

Cerca de 60 participantes marcaram presença na escola de Vila Velha de Ródão, sendo estes, alunos da escola referida (1º, 2º e 3º ciclo de ensino), atletas da APPACDM de Castelo Branco e idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão.

Esta atividade realizou-se através de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, a APPACDM de Castelo Branco e a Escola Superior de Educação de Castelo Branco.

Em termos organizativos, a atividade contou com uma parte teórica, sobre a modalidade de Boccia, seguindo, posteriormente, com uma dinamização prática, onde os participantes puderam vivenciar o jogo de forma educativa, lúdica, recreativa e desportiva.

Esta atividade rejeitou todas as formas de segregação e exclusão, defendendo assim, uma prática desportiva subordinada a valores culturais e humanizadores.

O gosto pelo Boccia foi evidente.

Atletas da APPACDM de Castelo Branco, nadam nos 4os os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade intelectual reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias (2 e 3 de novembro), competirem em quatro modalidades (Dança, Natação, Basquetebol e Futsal), nos 4os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

A APPACDM de Castelo Branco esteve representada na modalidade de Natação, que se realizou nas piscinas Municipais da Abóboda.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres (nível 1), Raquel Mendes o 2º nos 50m livres e nos 25 bruços (nível 1), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 3º (nível 3) na prova de 25m costas e 6º lugar nos 25m livres. Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 25m mariposa e 100m livres (nível 1) alcançou o 2º lugar em ambas as provas e João Gil 5º lugar na prova de 25m livres (nível 1). De salientar, que os atletas referidos ainda nadaram estafetas conseguindo honroso 4º.

Participaram neste encontro para além do anfitrião (CERCICA Cascais), a APPACDM da Covilhã, a CERCITEJO de Alverca do Ribatejo, a AFACIDASE, a AFID, a CERCI Moita e Barreiro, o Colégio Claparéde a Crinabel e a Cerci Guarda .

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização, bem como uma experiência diferente para os atletas albicastrenses, uma vez que a deslocação foi efetuada em diversos transportes públicos (autocarro, metro e comboio). Uma aventura a repetir!

Atleta da APPACDM de Castelo Branco obtém 3º lugar em prova nacional de “Captação de Novos Talentos” de Boccia

Nos dias 11 e 12 de novembro, a associação albicastrense deslocou-se até ao Seixal, a fim de participar num torneio de Boccia intitulado de “Captação de Novos Talentos”, que decorreu no Pavilhão da Torre da Marinha.

Estiveram presentes três dezenas de atletas representando as instituições da APCAS, APC de Coimbra, JP II (Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II), Futebol Clube do Porto, Os Especiais da Madeira, e os Agrupamentos de Escolas de Benavente e Nun´Alvares (Seixal). A comitiva de Castelo Branco fez-se representar pelo atleta Dinis Sequeira e os técnicos Raquel Correia e Pedro Pires.

A nível classificativo o atleta da APPACDM CB superou as expectativas e alcançou um terceiro lugar no escalão de sub-14 na categoria BC3 (Jogadores com o auxilio de calha).

Este evento foi organizado pela APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal), a PCAND (Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto) e a Camara Municipal do Seixal, e teve como objetivo proporcionar aos atletas mais jovens a possibilidade de participarem num torneio com jovens de outros pontos do país, assim como captar possíveis futuros atletas federados.

APPACDM de Castelo Branco alcançou bons resultados no Ténis de Mesa dos Special Olympics

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se a Lisboa para disputar o 7º Torneio de Ténis de Mesa Special Olympics Portugal.

Este evento foi organizado pela Fundação Liga em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de três dezenas de atletas, representando as instituições APPACDM de Castelo Branco, APPACDM da Covilhã, Crinabel, Cercitejo, e Fundação Liga. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: João Teixeira, João Gomes, Noel Gonçalves, Micael Justiça, José Sanches e Miguel Rapoula e pelos técnicos Pedro Pires e Tiago Penedo

Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes.

A nível classificativo, os atletas João Teixeira (nível 2 A) e Micael Justiça (nível 3 A) venceram os sues respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves (2B), José Sanches (4 A) e Miguel Rapoula (4 B) classificaram-se em 3º lugar. Por sua vez, o atleta João Gomes (2A) conseguiu alcançar um honroso 2º lugar.

De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.

Nadadores da APPACDM de Castelo Branco participam em Torneio de Natação na cidade de Gouveia

No passado dia 7 de junho, a APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até à cidade de Gouveia a fim de participar no Torneio Especial e Adaptado Sra. Dos Verdes, na modalidade de natação.

A prova desenvolveu-se no magnifico parque da Sra. Dos Verdes, e os atletas tiveram oportunidade de nadar em piscinas ao ar livre.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e 50m livres (nível 1), Raquel Mendes o 2º nos 50m livres e o 1º nos 25 bruços (nível 1), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 3º (nível 2) nas provas de 25m costas e livres. Destaque ainda para os atletas Miguel Rapoula que nos 25m mariposa e 100m livres (nível 1) alcançou o 2º e 3º lugares nas referidas provas enquanto que João Gil alcançou um honroso 4º lugar nos 25m livres. De salientar, que os atletas referidos ainda nadaram estafetas conseguindo vencer a serie do nível 2.

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização entre todos os participantes.

APPACDM de Castelo Branco conseguiu alcançar o 3º lugar nos Campeonatos Nacionais de Boccia do Desporto Escolar

A APPACDM de Castelo Branco participou pelo 3º ano consecutivo no Campeonato Nacional de Boccia, no âmbito do projeto do Desporto Escolar, sendo este evento organizado pela Direção-Geral de Educação bem como pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a coorganização das Câmaras Municipais de Gondomar, Maia e Matosinhos.

Os Campeonatos Nacionais realizaram-se nos dias 19 a 21 de maio, sendo que a cerimónia de abertura decorreu no Multiusos de Gondomar, onde estiveram presentes o Sr. Primeiro-ministro e o Sr. Ministro da Educação. De enaltecer, que na referida cerimonia todos os alunos tiveram a oportunidade de conviver com as individualidades referidas.

A APPACDM esteve presente neste evento de nível nacional após ter conseguido apurar 4 atletas, na categoria de equipas na vertente E1 (2 jogadores em cadeira de rodas e 1 jogador de pé), e um atleta na competição individual I1 (jogador de calha) após as fases distrital e regional.

Em termos desportivos, a instituição albicastrense conseguiu resultados de grande destaque. Na categoria de equipas (E1) os alunos José Maria Camilo, João Gomes, Dinis Sequeira e Stefan Siborro acompanhados pelos técnicos Pedro Pires e Raquel Correia alcançaram o 3º lugar, após vencerem no último jogo a equipa representante da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Relativamente à categoria I1 o aluno Dinis Sequeira conseguiu classificar-se em 5º lugar, após um bom desempenho.

De salientar que a competição foi pautada por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

APPACDM de Castelo Branco apura-se pelo 3º ano consecutivo para o Nacional de Boccia do Desporto Escolar

A APPACDM de Castelo Branco participou no Regional de Boccia no âmbito do Desporto Escolar, sendo este evento organizado no Pavilhão Municipal do Sátão em Viseu, no dia 22 de abril.

A APPACDM esteve presente neste evento, após a fase distrital, onde desta forma conseguiu apurar 4 atletas na categoria de equipas na vertente E2 bem como um atleta na competição individual (DI1).

Em relação aos resultados desportivos, na divisão individual 1 (atletas com calha), o atleta Dinis Sequeira obteve um excelente 2º lugar na classificação geral. Na vertente de equipas, os atletas da instituição albicastrense José Maria, Dinis Sequeira, João Gomes e Stefan Siborro sagrarem-se campeões da categoria, tendo protagonizado uma disputa intensa com a equipa de Ansião.

Esta prestação alcançada teve um saldo bastante positivo dado o elevado nível de competição, sendo uma ótima forma de promover o desporto adaptado e a modalidade.

De salientar que a competição foi pautada pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

Atletas da APPACDM de Castelo Branco, nadam nos 3 os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica

A APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até a Lisboa de forma a disputar o 6º Torneio de Ténis de Mesa, organizado pela Fundação Liga, em parceria com os Special Olympics Portugal. Neste evento estiveram presentes cerca de três dezenas de atletas, representando as instituições APPACDM de Castelo Branco, APPACDM da Covilhã, União Desportiva para a Inclusão (Setúbal), Cercitejo, e Fundação Liga.

Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes. De salientar, que no final do torneio, desenvolveu-se uma atividade inclusiva, em que os treinadores e os atletas de todas as comitivas disputaram jogos na vertente de pares.

A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes (nível 1) e João Gomes (nível 2 B) venceram os seus respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves (nível 2 A) e João Carlos (nível 2 B) obtiveram brilhantes 2º lugares. Destaque ainda para Miguel Rapoula (nível 4) que obteve um 4º lugar.

De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.

Atletas da APPACDM de Castelo Branco, nadam nos 3 os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias (26 e 27 de janeiro), competirem em três modalidades (Natação, Basquetebol e Futsal), nos 3 os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

A APPACDM de Castelo Branco esteve representada na modalidade de Natação, que se realizou nas piscinas Municipais da Abóboda.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 25m costas e 50m livres (nível 1), Raquel Mendes o 2º nos 50m livres e nos 25 bruços (nível 1), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 4º (nível 2) nas provas de 25m costas e livres. Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 25m mariposa e 100m livres (nível 1) alcançou o 4º lugar em ambas as provas. De salientar, que os atletas referidos ainda nadaram estafetas

conseguindo vencer a serie do nível 2.

Participaram neste encontro para além do anfitrião (CERCICA Cascais), o Ginásio Clube Português, a APPACDM de Setúbal, de APPACDM de Lisboa e da APPACDM da Covilhã, a CEDEMA de Lisboa, a CERCITEJO de Alverca do Ribatejo, a APCDA, a AFID a CERCIZIMBRA de Sesimbra, CERCIMB do Barreiro, o Colégio Claparéde e a Crinabel.

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização, bem como uma experiência diferente para os atletas albicastrenses, uma vez que a deslocação foi efetuada em diversos transportes públicos (autocarro, metro e comboio). Uma aventura a repetir!