“TECNOLOGIA: Um caminho para a Inclusão"

No âmbito do seminário “TECNOLOGIA: Um caminho para a Inclusão”, organizado pelo Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) do Agrupamento de Escolas da Amato Lusitano, no passado dia 05 de julho, o Grupo de Ginástica Acrobática / Expressão Corporal da APPACDM de Castelo Branco participou, a convite da organização, na cerimónia de abertura.

Este grupo, da responsabilidade dos professores de Educação Física Nuno Barata e Paulo Filipe, é composto por alunos da instituição e integrou ainda estagiários do curso de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação de Castelo Branco promovendo assim a inclusão através da atividade física.

De acordo com o tema do seminário, a atuação baseou-se numa coreografia em que foram utilizados fatos com tecnologia eletroluminescente, feitos na instituição, e onde se jogou com a luz originada pelos referidos fatos e a ausência da mesma, causando um efeito de surpresa e admiração entre todo o público assistente.

Investigadora da APPACDM de Castelo Branco apresenta trabalhos e recebe prémio no Congresso Mundial de Investigação na Deficiência Intelectual em Melbourne, na Austrália

A psicóloga Raquel Alveirinho Correia, da APPACDM de Castelo Branco, irá participar no Congresso Mundial da International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities (IASSIDD), com a apresentação de três trabalhos científicos, que foram aprovados após avaliação cega por parte dos revisores da organização do mesmo. O referido Congresso decorrerá entre os dias 15 a 19 do próximo mês de agosto, em Melbourne, na Austrália, sendo que se realiza de 4 em 4 anos e espera contar com cerca de 1500 participantes de todo o mundo. Os trabalhos científicos que serão apresentados resultam dos estudos decorrentes do projeto de doutoramento interuniversitário que se encontra a realizar nas Universidades de Coimbra e Lisboa, no âmbito da qualidade de vida familiar e deficiência intelectual. De salientar que à autora foi atribuído um prémio (Travel Award from the Quality of Life Special Interest Research Group) pela referida Associação, em reconhecimento do seu contributo para a investigação científica na área da deficiência intelectual.

Dia da Criança

A APPACDM de Castelo Branco comemorou o dia Mundial da Criança na Praia de Peniche, nos dias 31 de maio e 1 de junho. A iniciativa “Para o dia da criança comemorar, na areia vamos brincar” foi levada a cabo por um grupo de estagiárias de terapia ocupacional com a sua respetiva orientadora. Participaram 20 crianças durante dois dias, onde vivenciaram diversas atividades, como brincar na praia, na piscina do hotel onde dormiram, comer em restaurantes, visitar a cidade de Peniche e a vila de Óbidos. Para as estagiárias esta iniciativa foi bastante especial, porque ficaram com o sentido de dever cumprido, proporcionando a alguns destes alunos pela primeira vez uma ida à praia, dormir em hotel, comer fora de casa (em restaurantes), mas o mais importante foi sentir toda a alegria e felicidade demonstrada por todos eles, perguntando com um grande sorriso nos lábios quando voltam à praia.