Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco marca presença nos 7ºs Jogos Adaptados da Cova da Beira Special Olympics Portugal

A APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até à Covilhã para participar nos 7ºs Jogos Adaptados da Cova da Beira/Special Olympics Portugal.

Este evento foi organizado pela APPACDM Local, que contou com a presença de 200 atletas provenientes de todo o país (participação recorde). A instituição albicastrense participou nas modalidades de Ténis de Mesa, Futsal Unified e Natação.

Relativamente às classificações, no ténis de mesa o atleta Jorge Mendes (nível 1) venceu a sua categoria, enquanto o mesatenista Rúben Vareta (nível 2) ficou em 2º lugar e João Gomes (nível 1), Guilherme Morão (nível 2) e João Diogo (nível 4) conquistaram a medalha de bronze. Quanto aos atletas João Carlos e Liliana Fernandes conseguiram um honroso 4º lugar. No Futsal Unified, onde jogam também um parceiro sem deficiência, a instituição albicastrense alcançou o 1º lugar levando de vencida os jogos do seu grupo. Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e 50m livres. Os atletas João Gil (25m costas) conseguiu um brilhante 4º lugar, Miguel Rapoula (50m e 100m livres) alcançou um 4º e 6º lugar respetivamente, e Isabel Nunes classificou-se em 2º lugar nos 25m livres e 4º lugar nos 25m costas. Destaque ainda para a atleta Liliana Fernandes que conseguiu vencer a prova de 25m livres. A estafeta albicastrense conseguiu atingir um brilhante 3º lugar.

Em termos organizativos, as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos com base nas competências dos atletas.

De salientar que tecnicamente a comitiva foi acompanhada por Raquel Correia (psicóloga clinica) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).

Os eventos foram pautados pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

No decorrer deste mês, a APPACDM de Castelo Branco foi convidada a participar em duas palestra organizadas pela Albigym e um grupo de alunos da IPCB-ESECB, para abordar a temática do desporto Adaptado.

APPACDM de Castelo Branco Campeã Nacional de Skills de Boccia Sub-14

Nos dias 16 e 17 de novembro, a associação albicastrense deslocou-se até ao Seixal, a fim de participar no Campeonato Nacional de Sub 14 “Captação de Novos Talentos”, que decorreu no Pavilhão da Torre da Marinha.

Estiveram presentes três dezenas de atletas representando as instituições da APC de Almada Seixal, APC de Coimbra, Centro João Paulo II (Fátima), Futebol Clube do Porto, Clube Desportivo de Fiães (Santa Maria da Feira), InBoccia (Porto), Mover Viseu, Salta Fronteiras (Felgueira) e SC Santacruzense (Madeira). Ainda participaram as escolas de Benavente, Seixal, Pinhal Novo e Palmela.

A comitiva de Castelo Branco fez-se representar pelo atleta Dinis Sequeira e pelos técnicos Raquel Correia e Pedro Pires.

A nível classificativo o atleta da APPACDM CB alcançou um 6º lugar no escalão de sub-14 na categoria BC3 (Jogadores com o auxílio de calha) no jogo formal. No entanto, a surpresa do dia foi alcançada na prova de skills (técnica), onde o atleta albicastrense se sagrou campeão nacional na sua categoria.

Este evento foi organizado pela APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal), a PCAND (Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto) e a Camara Municipal do Seixal, e teve como objetivo proporcionar aos atletas mais jovens a possibilidade de participarem num torneio com jovens de outros pontos do país, assim como captar possíveis futuros atletas.

Atletas da APPACDM de Castelo Branco, nadam nos 3os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias (26 e 27 de janeiro), competirem em três modalidades (Natação, Basquetebol e Futsal), nos 3os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

A APPACDM de Castelo Branco esteve representada na modalidade de Natação, que se realizou nas piscinas Municipais da Abóboda.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 25m costas e 50m livres (nível 1), Raquel Mendes o 2º nos 50m livres e nos 25 bruços (nível 1), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 4º (nível 2) nas provas de 25m costas e livres. Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 25m mariposa e 100m livres (nível 1) alcançou o 4º lugar em ambas as provas. De salientar, que os atletas referidos ainda nadaram estafetas conseguindo vencer a serie do nível 2.

Participaram neste encontro para além do anfitrião (CERCICA Cascais), o Ginásio Clube Português, a APPACDM de Setúbal, de APPACDM de Lisboa e da APPACDM da Covilhã, a CEDEMA de Lisboa, a CERCITEJO de Alverca do Ribatejo, a APCDA, a AFID a CERCIZIMBRA de Sesimbra, CERCIMB do Barreiro, o Colégio Claparéde e a Crinabel.

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização, bem como uma experiência diferente para os atletas albicastrenses, uma vez que a deslocação foi efetuada em diversos transportes públicos (autocarro, metro e comboio). Uma aventura a repetir!

Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco inicia época desportiva com resultados positivos

O Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco iniciou a época desportiva com uma competição do calendário dos Special Olympics Portugal e uma competição de Boccia.

Na primeira competição, o atleta Dinis Sequeira deslocou-se até Portimão, para disputar os CPISRA Multi-Sports Development Games. O atleta albicastrense e a assistente de calha Raquel Correia (psicóloga clinica) participaram em duas provas: a de skills (prova técnica), alcançando o 3º lugar e na competição formal, conseguindo o 5º lugar. No referido evento, participaram atletas de vários pontos do país como: Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal; Futebol Clube do Porto; João Paulo II (Fátima); Mover Viseu; Salta Fronteiras (Penafiel) e Agrupamento de Escolas do Teixoso.

A comitiva albicastrense ainda se deslocou à cidade mais alta de Portugal (Guarda) para participar no III “Challenge” de triatlo, que contou com a presença de cerca de 90 atletas provenientes de 10 instituições/ clubes. De referir que a competição foi organizada pela CERCI da Guarda e pelos Special Olympics Portugal, sendo que no seu programa contava com atividades na Barragem do Caldeirão e uma prova de natação. A comitiva da APPACDM foi constituída pelos nadadores: Rafaela Louro, Anabela Antunes, João Gil e Miguel Rapoula.

Em termos organizativos, a prova de natação desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

A nível classificativo, a atleta Rafaela Louro venceu as provas de 50m costas e livres, bem como Anabela Antunes a prova de 25m costas, conseguindo ainda o 3º lugar nos 25m livres. Do lado masculino, o atleta João Gil alcançou um honroso 4º lugar (25m livres), tal como Miguel Rapoula na prova de 100m. Este último entrou ainda na piscina municipal da Guarda para nadar os 25m mariposa, onde conquistou o 1ºlugar na prova.

De realçar ainda que a estafeta da instituição albicastrense, composta pelos nadadores Miguel Rapoula, Anabela Antunes, Rafaela Louro e João Gil classificaram-se em 4º lugar.

O evento da Guarda proporcionou a todas as comitivas presentes um jantar convívio, onde música, alegria e momentos de animação não faltaram.

De salientar que tecnicamente a comitiva foi acompanhada pelos técnicos Raquel Correia e Pedro Pires.

Os eventos foram pautados pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de provas muito disputadas, existisse um ambiente de convívio entre todos.

Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco termina época desportiva com medalhas

O Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco terminou a época desportiva com duas competições do calendário dos Special Olympics.

Na primeira competição os atletas albicastrenses deslocaram-se à Moita (Setúbal), para disputar o 3º Torneio de Natação Special Olympics Portugal. Este evento foi organizado pela CERCIMB em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de 40 atletas. A comitiva albicastrense foi composta pelos nadadores: Miguel Rapoula, Isabel Lourenço, Anabela Antunes, Liliana Fernandes e Rafaela Louro.

A nível classificativo, as atletas Rafaela Louro (50m costas e livres) e Liliana Fernandes (25m livres) venceram as respetivas provas. Quanto aos outros nadadores, Miguel Rapoula conquistou o 3º lugar nas provas de 25m mariposa e 100 m livres, enquanto que do lado feminino Anabela Antunes conseguiu alcançar um 2º e 5º lugar nas provas de 25 m costas e 25 m livres respetivamente e Isabel Lourenço abrilhantou a sua prestação com um magnifico 2º lugar nos 25m livres. De realçar ainda que a estafeta da instituição albicastrense, composta pelos nadadores Miguel Rapoula, Isabel Lourenço, Rafaela Louro e Liliana Fernandes conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio.

A comitiva albicastrense ainda se descolou à cidade de Tondela para participar nos 5ºs Jogos Regionais Special Olympics Portugal – Tondela, que contou com a presença de cerca de 80 atletas provenientes de todo o país. A  APPACDM participou no evento na modalidade de ténis de mesa, sendo que este ainda incluía a Petanca e futebol unified (jogadores com NEE e 1 parceiro sem NEE).

Quando às classificações do ténis de mesa, o atleta Jorge Mendes venceu a sua categoria (Nível 1 e 2), Maria Fernandes conseguiu um 2º lugar (Nível 4 Feminino), Liliana Fernandes (Nível 3 Feminino), José Manuel (Nível 3a Masculino), Isabel Lourenço (Nível 4 Feminino) e João Diogo (Nível 3b Masculino) conseguiram um honroso 3º lugar, enquanto que Noel Gonçalves, enquadrado num grupo muito competitivo (Nível 1 e 2), conquistou um brilhante 4º lugar.

Em termos organizativos, ambas as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

De salientar que tecnicamente a comitiva foi acompanhada por Sílvia Vicente e Pedro Pires .

Os eventos foram pautados pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

Entrevista para a Rádio Castelo Branco sobre Desporto Adaptado

APPACDM de Castelo Branco campeã Mundial de Boccia do Desporto Escolar

A cidade da Póvoa de Varzim acolheu a 1ª edição do Campeonato do Mundo de Desporto Adaptado – ISF Inclusive Games. Este evento decorreu entre os dias 7 e 12 de julho, comtemplando as modalidades de Boccia, Goalball e Atletismo, sendo que participaram na competição mais de 100 atletas oriundos da Croácia, Eslováquia, França, Grécia, Inglaterra e, naturalmente, de Portugal. As provas de atletismo decorreram no Estádio Municipal, as de Boccia no Pavilhão Municipal e a Escola Secundária Rocha Peixoto foi o palco escolhido para receber as atividades de Goalball.

A nível desportivo a delegação portuguesa da modalidade de boccia foi composta pelos atletas da APPACDM de Castelo Branco, que se apurou para este evento após se sagrar bi-campeã nos nacionais do Desporto Escolar. Neste contexto os atletas Beatriz Romoaldo, João Gomes, Guilherme Morão e Dinis Sequeira compuseram a seleção nacional, acompanhados tecnicamente por Raquel Correia e Pedro Pires. Em relação aos resultados, a seleção nacional de boccia sagrou-se campeã mundial, após uma disputa intensa com a seleção francesa. De destacar que as várias seleções nacionais ganharam a taça de 1º lugar de todas as modalidades, assim como o prémio fair-play (votação das diversas delegações).

Nestes campeonatos Mundiais também existiram momentos culturais, como a cerimonia de abertura e encerramento, bem como uma visita à cidade do Porto.

Durante esta semana, valores como a amizade, companheirismo e união foi o espirito mais dominantes entres os atletas dos vários países.

APPACDM de Castelo Branco
BI- Campeões Nacionais de Boccia do Desporto Escolar

A APPACDM de Castelo Branco participou pelo quinto ano consecutivo no Campeonato Nacional de Boccia, no âmbito do projeto do Desporto Escolar, sendo este evento organizado pela Direção-Geral de Educação bem como pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a coorganização da Câmara Municipal de Elvas e Campo Maior.

Os Campeonatos Nacionais realizaram-se de dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, sendo que a cerimónia de abertura decorreu no Coliseu De Elvas, onde estiveram presentes várias entidades.

A APPACDM esteve presente neste evento de nível nacional após ter conseguido apurar 4 atletas, na categoria de equipas na vertente E1 (2 jogadores em cadeira de rodas e 1 jogador de pé), e um atleta na competição individual I1 (jogador de calha), após as fases distrital e regional. A equipa técnica foi composta por Pedro Pires (Treinador), Raquel Correia (Psicóloga e assistente técnica desportiva) e Filipe Gonçalves (estagiário da IPCB/ESECB).

Em termos desportivos, a Instituição albicastrense conseguiu resultados surpreendentes. Na categoria de equipas (E1) os alunos José Maria Camilo, Micael Justiça, Dinis Sequeira e João Diogo sagraram-se Campeões Nacionais, após uma disputa intensa com as equipas representantes da Região de Lisboa e Norte. Relativamente à categoria I1 o aluno Dinis Sequeira, apoiado por Raquel Correia (assistente de calha), conseguiu classificar-se em 3º lugar, após um bom desempenho. De salientar, ainda que o atleta João Gomes representou a APPACDM CB a nível de arbitragem.

Os Campeonatos foram pautados por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

Castelo Branco recebe IV Campeonato Nacional de Ténis de Mesa

O IV Campeonato Nacional de Ténis de Mesa - Freguesia de Castelo Branco, organizado por APPACDM CB e Special Olympics nas instalações da Escola Secundária João Roiz têm data marcada para 4 de junho.

Este evento é destinado a atletas com deficiência intelectual, sendo promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco e Junta de Freguesia em parceria com o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e IPCB-ESE.  Já se encontram confirmadas a presença de várias instituições de diversos pontos do país.

É o quarto ano consecutivo que a cidade recebe um evento desta dimensão, contando com a participação atletas de várias instituições/clubes de todo o país, do Movimento Special Olympics.

Atletas da APPACDM de Castelo Branco convocados para os Jogos Mundiais dos Special Olympics

Noel Gonçalves (judo), Rita Almeida (judo), Rafaela Louro (Natação), João Gomes (Ténis de Mesa) e João Carlos (Futebol de 7) são os 5 atletas da APPACDM de Castelo Branco, convocados para participar nos Jogos Mundiais dos Special Olympics, que se realizam de 4 em 4 anos. Este ano os referidos Jogos irão realizar-se de 8 a 22 de Março em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos, envolvendo 7 mil atletas oriundos de 190 países. A comitiva portuguesa é composta por 32 atletas, 3 parceiros unified (atletas do desporto regular), 11 treinadores e 2 dirigentes.

Neste contexto e como forma de preparação para este grande evento desportivo, os atletas albicastrenses descolocaram-se nos mês de janeiro e fevereiro ao Centro de Estágio do Jamor, onde realizaram treinos com a restante comitiva lusa.

O movimento Special Olympics procura tornar o mundo um local mais saudável, feliz e inclusivo para pessoas de todas as religiões, nacionalidades e capacidades.