Modalidade Boccia no Desporto Escolar com crescimento visível nas escolas de Castelo Branco

Nos passados meses de janeiro e fevereiro, iniciaram-se as concentrações de Boccia do Desporto Escolar da serie 1. As competições decorreram nas escolas EBI João Roiz, Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos e na APPACDM de Castelo Branco. Foram realizados 4 momentos competitivos, entre as categorias individuais e de equipas, envolvendo cerca de 40 alunos/ atletas. De salientar, que todas estas atividades tiveram a preciosa colaboração dos alunos do 11º AGD2 do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva do AEAL e de três estagiários do curso de Desporto e Atividade Física – Minor de Desporto para Deficientes da ESECB.

Em termos competitivos, foram apurados para a Final Distrital os atletas Micael Justiça e João Diogo na categoria individual, e em equipas a APPACDM CB conseguiu obter o 1º lugar

A competição foi pautada por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

APPACDM de Castelo Branco alcançou bons resultados no Ténis de Mesa dos Special Olympics

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se a Lisboa para disputar o 8º Torneio de Ténis de Mesa Special Olympics Portugal.

Este evento foi organizado pela Fundação Liga em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de três dezenas de atletas, representando as instituições APPACDM de Castelo Branco, APPACDM da Covilhã, Claparede, Cercitejo, e Fundação Liga. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Teixeira, Noel Gonçalves, Micael Justiça, José Sanches e Miguel Rapoula e pelos técnicos Pedro Pires e Manuel Filipe.

Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes.

A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes (nível 1 A) e Micael Justiça (nível 2 A) venceram os sues respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves (2B) conquistou o 2º lugar do pódio. Por sua vez os mesa tenistas Miguel Rapoula (4 A) e José Sanches (4 B) conseguiram obter um brilhante 3º lugar. De destacar, o atleta João Gomes conseguiu alcançar um honroso 4º lugar no nível mais alto da competição (1A).

De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.