Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco presente em duas competições dos Special Olympics

O Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco participou no passado mês de novembro em duas competições do calendário dos Special Olympics.

Na primeira competição os atletas albicastrenses deslocaram-se a Lisboa (Ajuda), para disputar o 8º Torneio de Ténis de Mesa Special Olympics Portugal. Este evento foi organizado pela Fundação Liga em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de três dezenas de atletas. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Gomes, Noel Gonçalves, Guilherme Morão, José Sanches e João Diogo.

A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes, Noel Gonçalves e Guilherme Morão alcançaram o lugar mais alto do pódio no seu nível competitivo. De salientar, que os atletas José Sanches e João Gomes abrilhantaram a sua prestação obtendo um 2º lugar, enquanto que o atleta João Diogo fico com um honroso 3º lugar.

A comitiva albicastrense ainda se descolou à cidade da Covilhã para participar nos 6º Jogos de Inverno Special Olympics Portugal, iniciativa organizada pela APPACDM Local, que contou com a presença de 120 atletas provenientes de todo o país. A participação nesta prova foi efetuada nas modalidades de Ténis de Mesa, Futebol Unified e Natação.

Relativamente às classificações, no ténis de mesa o atleta João Gomes venceu a sua categoria, enquanto Micael Justiça e Miguel Rapoula conquistaram a medalha de prata. Quanto ao atleta João Carlos conseguiu um honroso 3º lugar. Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres. Os atletas João Gil (25m costas) conseguiu um brilhante 5º lugar, Miguel Rapoula (50m e 100m livres) alcançou um 5º e 3º lugar respetivamente, e Anabela Antunes (25m livres e 25m costas) classificou-se em 5º lugar em ambas as provas. A estafeta albicastrense conseguiu atingir um brilhante 4º lugar. De salientar que no Futsal Unified (integra a equipa um parceiro sem condição de deficiência) ficou pela fase de grupos.

Em termos organizativos, ambas as competições desenrolaram-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

De salientar que tecnicamente a comitiva foi acompanhada por Raquel Correia (psicóloga clinica), José Salavessa (monitor) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).

Os eventos foram pautados pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco, presente nos 4º Jogos de Portugal dos Special Olympics

Os 4ºs Jogos de Portugal Special Olympics, foi uma iniciativa organizada pela CERCICA em conjunto com a Special Olympics Portugal, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Instituto Português do Desporto e Juventude, que integra o Programa Nacional Desporto Para Todos e a Escola Salesiana de Manique.

Neste grande evento estendeu-se durante 4 dias , sendo que estiveram presentes mais de 150 atletas, representando 16 instituições de todo o pais, disputando competições de 4 modalidades- Atletismo, Futsal, Basquetebol e Natação.

A APPACDM de Castelo Branco esteve representada nas modalidades de Natação e Futsal, sendo que todas as provas decorreram na Escola Salesiana de Manique.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

Neste contexto, no futsal a equipa albicastrense composta por: João Gil; Micael Justiça; Guilherme Morão; João Gomes e João Carlos conseguiu um honroso 5º lugar na classificação geral. Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres, enquanto o atleta João Gil (25m livres) e Miguel Rapoula (50 e 100m livres) também subiram ao pódio obtendo um brilhante 3º lugar. De salientar que os atletas foram acompanhados tecnicamente por Raquel Correia (psicóloga) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o bem-estar dos atletas. Assim durante o desenrolar da competição foram efetuados rastreios dentários e visuais a todos os participantes.

Para além da participação neste grande evento, a equipa de natação da instituição albicastrense ainda se deslocou ao Fundão para participar no Torneio de Natação promovido pela APPACDM local.  

De salientar que ambas as competições foram pautadas pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

APPACDM de Castelo Branco participa no Torneio de Boccia no Fundão

No dia 19 de setembro, a APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até ao Pavilhão Multiusos do Fundão para estar presente no 3º Torneio de Boccia, enquadrado nos III Encontros Trimestrais da APPACDM do Fundão. Participaram neste evento desportivo as equipas da APPACDM de Castelo Branco e Fundão, Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, CERCIGuarda, AFACIDASE. O torneio desenrolou-se com a presença de cerca de 20 duplas, sendo um torneio com muitos participantes e como tal ideal para promover a prática da modalidade.

A APPACDM de Castelo Branco fez-se representar com três equipas formadas pelos atletas Jorge Alves/ Pedro Pio e João Diogo; Anabela Antunes / Valter Antunes e Rafaela Louro/ João Gomes, acompanhadas pelos técnicos Manuel Filipe e Pedro Pires.

Em termos classificativos, os atletas da APPACDM albicastrense obtiveram excelentes resultados, uma vez que a dupla Rafaela Louro/ João Gomes conseguiu vencer o torneio e a equipa Jorge Alves/ Pedro Pio e João Diogo ficou em 3º lugar. Destaque ainda para Anabela Antunes / Valter Antunes que alcançaram os quartos-de-final.

De salientar que a competição foi pautada pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

APPACDM de Castelo Branco alcançou bons resultados nos 4º Jogos Regionais de Tondela

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se à cidade Tondela para disputar os 4º Jogos Regionais de Tondela no âmbito do movimento Special Olympics Portugal.

Este evento foi organizado pela Cooperativa de Solidariedade Social Vários em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento 80 atletas, representando as instituições CERCITEJO, UDI de Setúbal, Stª C. Misericórdia de Mortágua, APPACDM da Covilhã, APPACDM de Castelo Branco, ASCUDT BRAGANÇA e a Vários. Todas estas equipas disputaram jogos nas modalidades de Ténis de Mesa, Petanca e Futsal Unified. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Noel G., João G., João D. e Guilherme M.

Em termos organizativos e competitivos, o torneio desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes. De salientar que, a modalidade de futebol incluía a vertente unified, que integra na mesma equipa atletas com e sem necessidades especiais.

A nível classificativo, no ténis de mesa os atletas João G. (nível 2), Noel G. (nível 2) e Guilherme M. (nível 2) alcançaram o 1º, 2º e 3º lugares respetivamente. Destaque ainda para o atleta João D. (nível 4) que alcançou o 3º lugar. Nas modalidades coletivas, na Petanca conseguiram um 2º lugar, e no futsal unified sagraram-se vencedores do torneio.

De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.

Modalidade Boccia no Desporto Escolar com crescimento visível nas escolas de Castelo Branco

Nos passados meses de janeiro e fevereiro, iniciaram-se as concentrações de Boccia do Desporto Escolar da serie 1. As competições decorreram nas escolas EBI João Roiz, Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos e na APPACDM de Castelo Branco. Foram realizados 4 momentos competitivos, entre as categorias individuais e de equipas, envolvendo cerca de 40 alunos/ atletas. De salientar, que todas estas atividades tiveram a preciosa colaboração dos alunos do 11º AGD2 do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva do AEAL e de três estagiários do curso de Desporto e Atividade Física – Minor de Desporto para Deficientes da ESECB.

Em termos competitivos, foram apurados para a Final Distrital os atletas Micael Justiça e João Diogo na categoria individual, e em equipas a APPACDM CB conseguiu obter o 1º lugar

A competição foi pautada por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

APPACDM de Castelo Branco alcançou bons resultados no Ténis de Mesa dos Special Olympics

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco deslocou-se a Lisboa para disputar o 8º Torneio de Ténis de Mesa Special Olympics Portugal.

Este evento foi organizado pela Fundação Liga em parceria com os Special Olympics Portugal, e estiveram presentes no evento cerca de três dezenas de atletas, representando as instituições APPACDM de Castelo Branco, APPACDM da Covilhã, Claparede, Cercitejo, e Fundação Liga. A comitiva albicastrense foi composta pelos atletas: Jorge Mendes, João Teixeira, Noel Gonçalves, Micael Justiça, José Sanches e Miguel Rapoula e pelos técnicos Pedro Pires e Manuel Filipe.

Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes.

A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes (nível 1 A) e Micael Justiça (nível 2 A) venceram os sues respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves (2B) conquistou o 2º lugar do pódio. Por sua vez os mesa tenistas Miguel Rapoula (4 A) e José Sanches (4 B) conseguiram obter um brilhante 3º lugar. De destacar, o atleta João Gomes conseguiu alcançar um honroso 4º lugar no nível mais alto da competição (1A).

De salientar, que neste tipo de eventos para além das classificações desportivas privilegiam-se a inclusão desportiva e social.