APPACDM participa nos IV Jogos Adaptados da Cova da Beira- Special Olympics

A APPACDM de Castelo Branco deslocou-se nos dias 24 e 25 de novembro até à cidade da Covilhã, para participar nos 4os Jogos Adaptados da Cova da Beira -Special Olympics.

A organização foi da responsabilidade da APPACDM da Covilhã em colaboração com o Special Olympics Portugal, e participaram cerca de 200 atletas e técnicos de 12 instituições de diversas zonas do país.

Neste evento, que contou com o apoio da Câmara da Municipal Covilhã, Universidade da Beira Interior e co-financiamento do INR, os atletas competiram nas modalidades de Natação, Ténis de Mesa, Basquetebol e Judo (demonstração).

Desportivamente a APPACDM de Castelo Branco competiu nas modalidades de Judo, Ténis de Mesa e Natação, sendo que a comitiva albicastrense era composta por cerca de 35 atletas.

Da parte da manha do dia 24, estiveram em cima do tatami 90 judocas a mostrar as suas habilidades técnicas, sendo esta atividade dinamizada pela Escola de Judo Ana Hormigo e pelo Atlético Clube Fundanense. Assim, realizou-se um treino aberto para todos os participantes, e de seguida uma competição. De referir que a modalidade foi inserida pela primeira vez como competição oficial do Special Olympics Portugal.

Da parte da tarde efetuou-se o torneio de Ténis de Mesa, onde estavam inscritas 25 atletas que proporcionaram um belo espetáculo a quem se deslocou ao Pavilhão Desportivo nº2 da UBI. Em termos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atentando às habilidades dos praticantes. A nível classificativo, os atletas Jorge Mendes e João Gomes venceram os seus respetivos grupos, enquanto que Noel Gonçalves e Miguel Rapoula obtiveram brilhantes 3º lugares. Destaque ainda para Micael Justiça que obteve um 4º lugar.

No dia 25 de manhã, os atletas albicastrenses deslocaram-se até à Piscina Municipal da Covilhã e os resultados alcançados foram extremamente positivos, sendo o modelo competitivo semelhante ao do ténis de mesa, tendo em conta as habilidades dos nadadores.

Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 25m costas e 50m livres (nível 2), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 4º (nível 2) nas provas de 25m costas e livres. Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 50m e 100m livres (nível 3) alcançou o 1º lugar em ambas as provas, conseguindo ainda bater os seus recordes pessoais.

No final dos Jogos, a cerimónia de entrega de medalhas realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, onde todos os participantes foram presenteados com medalhas, com o intuito de premiar o esforço e o empenho destes super atletas.

APPACDM de Castelo Branco alcança bons resultados no Torneio de Boccia

No dia 16 de novembro, a APPACDM de Castelo Branco deslocou-se até ao Pavilhão Multiusos do Fundão para estar presente no 2º Torneio de Boccia, enquadrado nos 1ºs Jogos Trimestrais da APPACDM do Fundão. Participaram neste evento desportivo as equipas da APPACDM de Castelo Branco, Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, CERCIGuarda, AFACIDASE, ADM Estrela e ABPG. O torneio desenrolou-se com a presença de 26 duplas (cerca de 50 atletas), sendo um torneio com muitos participantes e como tal ideal para promover a prática da modalidade.

A APPACDM de Castelo Branco fez-se representar com três equipas formadas pelas duplas Jorge Alves/ Pedro Pio; Anabela Antunes / Valter Antunes e Rafaela Louro/ Ricardo Zorro.

Em termos classificativos, os atletas da APPACDM albicastrense obtiveram excelentes resultados, uma vez que a dupla Anabela Antunes / Valter Antunes sagrou-se campeã do torneio e a dupla Rafaela Louro/ Ricardo Zorro ficou em 3º lugar. Destaque ainda para Jorge Alves/ Pedro Pio que alcançaram os oitavos de final.

De salientar que a competição foi pautada pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

 APPACDM de Castelo Branco participa nos Campeonatos Nacionais de Boccia do Desporto Escolar

A APPACDM de Castelo Branco participou no Campeonato Nacional de Boccia no âmbito do projeto do Desporto escolar, sendo este evento organizado pela Direção-Geral de Educação bem como pela Direção- geral dos Estabelecimentos Escolares, com a coorganização da Câmara Municipal de Aveiro, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Vagos. Os Campeonatos Nacionais realizaram-se nos dias 19,20,21 e 22 de maio, sendo a cerimónia de abertura no Cais da Fonte Nova e o encerramento contou com um almoço no mesmo local.

A APPACDM esteve presente neste evento de nível nacional após ter conseguido apurar 4 atletas na categoria de equipas na vertente E1 após as fases distrital e regional.

Em relação aos resultados desportivos, a equipa constituída por José Maria Camilo, Ricardo Zorro, Rafaela Louro e João Carlos Teixeira, alcançou um honroso 5º lugar.

De salientar que a competição foi pautada por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.

1º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa no Special Olympics Portugal realizado em Castelo Branco foi um êxito

No passado dia 3 de Maio as alunas Catarina Oliveira e Cristiana Goulão do Curso Profissional do Técnico de Apoio à Gestão Desportiva do 12º ano do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, organizaram o 1º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa Special Olympcs Portugal no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional. As referidas alunas contaram com a colaboração da APPACDM de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e da Special Olympics Portugal.

Mais de duas dezenas atletas de todo o país, estiveram presentes neste evento com a participação de várias delegações da APPACDM de Castelo Branco, APPACDM da Covilhã, Fundação Liga (Lisboa), Vários (Tondela) e União Desportiva Para a Inclusão (Setúbal).

Em temos organizativos, a competição que apenas incluía a vertente individual, desenrolou-se tendo como principal objetivo o princípio da equidade dos participantes e desta forma foram criados 4 níveis competitivos (1 mais elevado e 4 o mais baixo).

Em termos classificativos sagraram-se campeões nacionais João Colaço da UDPI (nível 1), Bruno Ferreira da APPACDM Castelo Branco (nível 2), Alexandre Santos da Fundação Liga (nível 3, grupo 1), Simão Martins da APPACDM Covilhã (nível 3, grupo 2) e Júlio Fragoso da Fundação Liga (nível 4).

De realçar a presença de Pedro Serra, Coordenador da Special Olympcs Portugal, que considerou o evento uma excelente forma de divulgar a modalidade para este tipo de população, bem como realçou a excelente qualidade organizativa do referido evento.

APPACDM de Castelo Branco apura-se para o Nacional de Boccia do Desporto Escolar

A APPACDM de Castelo Branco participou no Regional de Boccia no âmbito do projeto do Desporto Escolar, sendo este evento organizado no Pavilhão Municipal do Sátão em Viseu, no dia 30 de abril.

A APPACDM esteve presente neste evento, após a fase distrital, onde desta forma conseguiu apurar 4 atletas na categoria de equipas na vertente E2 bem como um atleta na competição individual (DI2).

Em relação aos resultados desportivos, na divisão individual 2, o atleta Ricardo Zorro obtiveram um excelente 4º lugar na classificação geral. Na vertente de equipas, os atletas da instituição albicastrense José Maria, Ricardo Zorro, João Carlos e Rafaela Louro ficaram em 2º lugar, tendo protagonizado uma disputa intensa com a equipa de Celorico da Beira, onde ambas acabaram por se qualificar para os Nacionais do Desporto Escolar.

Esta prestação alcançada teve um saldo bastante positivo dado o elevado nível de competição, sendo uma ótima forma de promover o desporto adaptado e a modalidade.